domingo, 30 de maio de 2010

Rotina Escolar Para Seu Filho


ORGANIZANDO A ROTINA ESCOLAR
Uma criança não pode ir bem em seus estudos se sua rotina e suas coisas não estão organizadas. Esquecer material escolar, atrasar-se na hora de sair para escola por causa do uniforme que não está separado ou do lanche que não foi feito farão com que seu filho se sinta perdido naquele dia de aula. Para que isto não aconteça, algumas regras o ajudarão a se sentir seguro e organizado tanto no seu espaço físico, como mentalmente.

1.Estabeleça um horário para os deveres de casa, que devem ser feitos sempre no local determinado para isso.
2.Assegure-se de que o material escolar foi todo providenciado e identifique tudo com o nome da criança.
3.Organize junto com ela a escrivaninha ou o local que vai usar para fazer seus deveres escolares. Providencie caixas de diferentes tamanhos e cores, escaninhos e pastas para guardar cada categoria de objetos. Por exemplo, lápis e canetas numa caixa, borrachas, apontadores, tesoura em outra, diferentes tipos de textos em pastas de cores diferentes, trabalhos que ainda precisam ser terminados num escaninho, trabalhos que precisam ser arquivados em outro escaninho, etc
4.Ensine ao seu filho que, ao terminar os deveres, a mochila já deve ficar organizada para aquele dia de aula. Se ele estuda à tarde a mochila deve ser organizada de manhã, se ele estuda de manhã a mochila deve ser organizada na noite anterior. O importante é fazer isso com antecedência para garantir que nada seja esquecido. A mochila deve conter somente o que ele vai utilizar naquele dia. Mochilas muito pesadas prejudicam a postura da criança, trazendo problemas ortopédicos futuros. Uma boa dica é ensiná-lo a dividir o peso por todos os compartimentos da mochila.
5.Instrua-o a deixar todos os uniformes que vai usar, da escola, natação, balé, etc., separados com antecedência, e organize-se para nunca faltar uniformes limpos e em ordem.
6.Planeje o lanche das crianças ao fazer suas compras da semana ou do mês. Se deixar para última hora, o lanche pode não ser nutritivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário