domingo, 30 de maio de 2010

Quarto de Criança Organizado


ORGANIZANDO O QUARTO
Organização é fundamental para os estudos. Casas com crianças parecem que nunca poderão estar organizadas, mas com rotina, um pouco de criatividade, técnicas especiais e disciplina isso é perfeitamente possível. É importante lembrar que devemos ser flexíveis quanto à capacidade que as crianças têm de manter a organização. Isso varia conforme suas idades e com a maneira com que suas coisas foram previamente organizadas. Não adianta exigir delas aquilo que ainda não têm capacidade para realizar.
Dicas para organizar o quarto de seus filhos:

1.Mantenha seu quarto e suas coisas sempre em ordem, o exemplo é a melhor forma de ensinar seu filho a ser organizado.
2.Organize o quarto de uma forma que facilite, e não dificulte, a criança na hora de guardar seus pertences.
3.No caso de mais de uma criança, cada uma deve ter os espaços para guardar suas coisas definidos. O mesmo armário, estante e escrivaninha podem ser divididos para mais de uma criança, desde que se identifique as gavetas, estantes, cabideiros e caixas com o nome da criança, por cores diferentes para cada criança ou com uma foto das próprias crianças se elas ainda não souberem ler.
4.Habitue-se a fazer de vez em quando, junto com a criança, um descarte de roupas e sapatos que não sirvam mais e de brinquedos e outros objetos que já estejam fora de uso. Uma boa estratégia é sempre que se adquirir uma roupa, sapato ou brinquedo novo, fazer o descarte (doação) de um velho. Desta forma sempre haverá espaço suficiente, o que tornará a organização mais fácil.
5.Lembranças guardadas a cada ano de desenvolvimento escolar da criança vão se acumulando e tomando muito espaço com o passar do tempo. Por isso escolha apenas alguns trabalhos e arquive-os em uma pasta ou envelope para cada ano.
6.Feito o descarte, separe as roupas, brinquedos e objetos por categorias. Por exemplo, roupas e sapatos para sair, roupas e sapatos para ficar em casa, camisetas, calças, shorts, cuecas, calcinhas, agasalhos de moletom, uniformes da escola, roupas para a prática de esportes e outras atividades (balé, judô, futebol, etc), legos, bonecos, barbies, bichos de pelúcia, carrinhos e assim por diante.
7.Depois de tudo separado, guarde cada tipo de roupa, sapato e brinquedo no seu próprio espaço (gaveta, prateleira, caixa, baú).
8.Use os espaços mais baixos para o que é usado com maior freqüência e os mais altos para objetos pouco usados e roupas de inverno, por exemplo, quando estiver no verão e vice-versa.
9.Identifique cada espaço com uma etiqueta. Se seu filho ainda não souber ler, cole uma figura recortada de revista ou uma foto. Desta forma as crianças guardarão suas coisas sempre no lugar certo.
10.Coloque um cesto no quarto e ensine seu filho a depositar suas roupas sujas nele, assim estas não ficarão jogadas pelo quarto.
11. Gaveteiros plásticos adicionais, cestos, baús, ganchos e organizadores para sapatos e objetos pendurados nas portas dos armários são acessórios que podem ser muito úteis quando o espaço que se tem para organizar tudo é restrito.
12.Habitue-se, junto com seu filho, a fazer uma organização geral pelo menos uma vez por semana. Isto levará pouco tempo se houver um espaço para cada categoria de coisas. Marque este dia no cartaz da rotina.
13.Agora é só chamar as crianças para ajudar, pois junto com elas a tarefa de organização se torna motivadora e divertida para todos, além de já estar ensinando para os pequenos como manter tudo organizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário