domingo, 30 de maio de 2010

Como Equipar e Abastecer seu Bar


Você pode preparar ótimos coquetéis e drinques em casa sem possuir um bar profissional. As opções de formatos e móveis são vastas e é importante que você escolha a que se adapta melhor a seu espaço.

Mas independente do modelo de seu bar, a presença de alguns elementos é essencial para seu funcionamento, então providencie uma superfície para a preparação dos drinques, um refrigerador para que as bebidas geladas não tenham que ser trazidas de outro lugar e prateleiras para acomodar garrafas.

Com o espaço preparado, agora faltam os utensílios, os copos, as bebidas, as misturas, os condimentos e os aperitivos indispensáveis para seu bar.




Utensílios
Se você tem um bar, seus utensílios devem ficar guardados lá, mas se não tem, seus equipamentos para o preparo de drinques podem ficar em uma prateleira de sua despensa, ou em uma gaveta da cozinha. Para estar bem equipado você vai precisar de:

1 Abridor de garrafas; 1 Abridor de latas; 1 Saca-rolhas; 1 Balde com pinça para o gelo; 1 Coqueteleira; 1 Coador (adaptável à boca da coqueteleira); 1 Mixing Glass (copo para mexer, misturar e resfriar drinques que não devem ser batidos); 1 Colher de haste longa (bailarina) para mexer os drinques; 1 Espremedor de limão; 1 Faquinha de serra e tábua de corte; 1 Medidor (dosador); E Guardanapos. Copos e taças
Eles podem ser de cristal ou não, dependendo de quanto você quer gastar. Resista à tentação de comprar mais copos do que realmente precisa. Arrume-os em prateleiras, em colunas de acordo com o tipo, virados para baixo para evitar a poeira. Para ter um bar eficiente, tenha meia dúzia de cada tipo de copo listado:

Taça para conhaque; Copos para long drinques; Copos para short drinques; Taça para martini seco; Copos para champagne (taças ou flutes); Cálices para licor; Copos para cerveja; Taças para vinho; E copos para coquetel.
Bebidas Alcoólicas
As garrafas devem ser agrupadas por tipo de bebida e características. (claras, escuras, doces, etc.) Para deixá-lo organizado e funcional, deixe as bebidas de uso mais comum na prateleira e as menos utilizadas podem ficar na estante. O mínimo de variedade que você deve ter em seu bar é:

1 Garrafa de Uísque; 1 Garrafa de Gim; 1 Garrafa de Vodca; 1 Garrafa de boa Cachaça; 1 Garrafa de Conhaque; 2 Licores de sua preferência; 1 Garrafa de Vermute Seco; 1 Garrafa de Campari; 1 Garrafa de Vinho do Porto ou Madeira.
Não esqueça da cerveja. A partir daí o que dita suas necessidades são seus hábitos, seus amigos e seu bolso.

Misturas e outras bebidas
Essas são utilizadas no preparo de alguns drinques famosos e não podem faltar em seu bar. Algumas ficam na geladeira, mas outras não necessitam de refrigeração até que sejam abertas:

Água com e sem gás; Sucos naturais ou de garrafa (frutas como limão, laranja, abacaxi, maracujá, caju e tomate); Xarope de groselha; Refrigerantes nos sabores cola, tônica e limão;
Condimentos e Enfeites
Os condimentos são indispensáveis para o preparo de muitos drinques. E muitas vezes o enfeite é também um ingrediente do coquetel. Deixe tudo pronto para ser utilizado no balcão ou mesa de preparo. Alguns destes tem seu local na cozinha e são trazidos para o bar antes que as visitas cheguem. Veja os importantes listados abaixo:

Molho inglês, pimenta do reino e noz-moscada; Açúcar e adoçante; Aipo, Azeitonas, Cebolas pequenas; E frutas (laranja, limão, maçã, morango, pêssego, abacaxi, maracujá, etc.)
Aperitivos
Para acompanhar as bebidas é bom ter a mão alguns petiscos. Abaixo estão algumas opções:

Castanha de caju, amêndoas, pistache, amendoim. Salgadinhos Biscoitos salgados Queijos e frios Batatas fritas Patês e torradas
DICA
Para um gelo com melhor aspecto encha as formas com água quente. As pedras ficarão mais transparentes e sem bolhas de ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário