domingo, 30 de maio de 2010

Como organizar Cds



Se você é daqueles que desistem de ouvir uma música porque tem preguiça de procurar o cd no meio da montanha de itens que você possui no seu acervo, está na hora de tomar uma atitude!






Analise aquilo que você realmente gosta de ouvir
Se você possui na sua coleção, cds que nunca ouviu porque foram presentes que você destestou e não sabe o que fazer com eles, a melhor opção é doá-los ou vendê-los em sebos, por exemplo.

Atualize as mídias e mantenha as raridades
Sempre que der um upgrade em seus equipamentos tecnológicos, converta as músicas que ama ouvir. Passe suas fitas cassetes para CDs e suas fitas VHS para DVDs e assim por diante. A exceção é para as coleções de vinis antigos, especialmente aqueles que nunca foram remasterizados para CDs, que são muito valiosos. Guarde-os separados de sua coleção musical atual, onde estejam protegidos da umidade e do calor.

Escolha o espaço adequado
Para que seus CDs fiquem organizados você precisa escolher um espaço que acomode os itens que já tem e os que pretende adquirir ao longo do tempo. Leve em conta a velocidade de crescimento da sua coleção para dimensionar o espaço que determinar para acomodá-la. Caso contrário terá que reorganizá-los dentro de alguns meses.
• Prateleiras – deixam os CDs à mostra, o que serve de iniciador de conversa para convidados. Prefira as horizontais, pois as torres são difíceis de manter.
• Gavetas com divisórias – dentro de sua estante ou em caixas ou baús, são uma ótima alternativa à poeira e à bagunça.
• Fichários de CDs – Economizam espaço, portanto se mora em um local pequeno este sistema de armazenamento é o melhor para você. Guarde os encartes, mas jogue as caixinhas fora.
• Porta-CDs – são ideais para viagens.

Classifique sua coleção em categorias e subcategorias
Depois de contar seus CDs, separe-os em categorias de acordo com suas posses. Algumas sugestões são: MPB, Rock, Rock Alternativo, Sertanejas, Pop Rock, Reggae, Coletâneas, Infantis, etc. Depois disto você pode ainda refiná-las e dentro de cada categoria separar entre: Intérpretes masculinos e femininos; Grupos específicos; Nacionais e Internacionais; e músicas Clássicas podem ser divididas por compositores ou época. Depois de separadas as subcategorias, coloque tudo em ordem alfabética, seja por título, compositor ou artista.
Tudo se resume a você reduzir sua coleção a categorias que sejam familiares e confortáveis para você.

Escolha a localização e arrume
Se você tem aparelhos de som em mais de um lugar da casa, divida a sua coleção de forma que os Cds fiquem no local onde e mais provável que sejam tocados. Nas prateleiras, arrume-os verticalmente com o título voltado para fora, e conserve-os em seu estojo original. Você pode ainda criar um arquivo para seus discos, colocando-os em caixas estreitas ou cestos de metal. Selecione o conteúdo das caixas da mesma forma que faria nas prateleiras.

Mantenha em ordem
Coloque os CDs de volta onde os encontrou. Se começar a deixar os discos fora do lugar pode danificá-los e ficar frustrado por não encontrá-los quando quiser. Sempre que ouvir um CD deixe a caixa vazia um pouco para fora na prateleira e dá próxima vez que se sentir tentado a acumular uma pilha de CDs avulsos pare! Lembre-se que você não está apenas guardando-os – você as está posicionando para uso futuro.

Crie um banco de dados
Se a sua coleção de CDs é muito ampla, você pode ainda se utilizar de um programa de banco de dados. Há softwares disponíveis no mercado, que permitem que você crie um cadastro dos seus CDs e das músicas de cada um, e imprima etiquetas para as caixas que vai guardar na estante. Com programas desse tipo você pode pesquisar em seu PC qualquer música que quiser e saber exatamente em que caixa pode encontrar o que procura.

DICA
Evite porta-CDs do tipo torre, ele dificulta a reorganização quando você compra novos discos.

Um comentário:

  1. Boa noite!!!

    Meu nome é Edney. Pode me informar onde encontro o Porta DVD da foto acima. procuro um fechado para evitar poeira e não encontro.

    Agradeçoa a atenção!!

    ResponderExcluir