sábado, 12 de junho de 2010

Carnes


AMOLECER CARNES COZIDAS — Se a carne refogada e ensopada estiver no fogo e continuar dura, coloque dentro da panela 1 colherzinha de café ou de chá de fermento em pó, dependendo da quantidade da carne. Uma laranja espremida dentro do ensopado de carne que não amolece vai deixá-lo logo macio e com uma bonita cor avermelhada. Esse procedimento é muito bom também para amolecer a carne-de-sol (ou carne-seca) ensopada. Se a carne ensopada já estiver há muito tempo no fogo e não amolecer, junte a ela 1 colher (sopa), ou mais, de uísque. Para a carne assada amolecer, adicione um pouco de conhaque ou de pinga e deixe cozinhando por mais alguns minutos.


CONSERVAR CARNES COZIDAS — Assim como as aves fritas ou assadas, elas também se conservarão por 6 meses a 1 ano, quando guardadas inteiramente mergulhadas em banha, permanecendo todo esse tempo em lugar fresco, para que a banha se mantenha sólida. Isso, na falta de um freezer ou congelador.
CONSERVAR CARNES CRUAS — Na falta de uma geladeira, há várias maneiras para se conservar as carnes cruas: Colocar a carne dentro de uma vasilha de barro esmaltada e cobrir com leite. Este, após 24 horas, talha e azeda; isto em nada prejudicará a carne, até pelo contrário, melhora o gosto e fica mais tenra. Colocar a carne dentro de uma vasilha esmaltada de barro e derramar sobre ela uma água que se deixou ferver durante 3 minutos após ter levantado a fervura. Feito isso, regue toda a superfície da água com óleo ou azeite, formando uma película que isolará o ar.
Para conservar por períodos mais curtos, afervente a carne, ou passe-a em gordura bem quente, sem contudo cozinhá-la; ela se conservará por uns 4 a 5 dias. Se for necessário guardá-la por longo período, é preferível recorrer à salmoura, defumação, ou ainda secá-la ao sol e ao ar (carne-seca ou de vento).
Por período menor, basta embrulhá-la num pano embebido em vinagre. No congelador, quando guardar carnes frescas no congelador, faça-o de preferência dividindo-as aos pedaços, para que não seja necessário descongelar o peso todo. Para que a carne ao ser descongelada não apresente aquele aspecto escuro, antes de guardar os pedaços espalhe sobre eles um pouco de óleo de oliva (azeite). Guarde-os no congelador, bem acondicionados em sacos plásticos.
PREPARO DAS CARNES BIFES COMUNS — Os bifes, quer sejam bem passados, ao ponto ou malpassados, deverão ser feitos sempre em frigideira de ferro previamente bem aquecida, antes mesmo de se colocar a manteiga ou margarina, as quais também deverão estar bem quentes, até atingirem aquela cor marrom dourada (não queimada).
Os bifes deverão também ser fritos um a um, para que não soltem água, pois se isso acontecer eles ficarão rijos e cozidos.
BIFES À MILANESA — Ficarão mais saborosos e com melhor aspecto se forem passados primeiramente em farinha de rosca, em seguida nos ovos batidos e novamente na farinha de rosca, fazendo um pouco de pressão sobre eles com as mãos, para que a farinha fique bem aderida. Não devem ser fritos imediatamente, pois as cascas se soltariam; aguarde pelo menos uns 15 minutos. Depois, é só fritar em gordura quente e abundante.
Quando sobrarem alguns desses bifes já prontos, transforme-os em outro prato saboroso, colocando-os em um pirex e, sobre cada um, fatias de mozarela, molho de tomate, queijo parmesão e orégano. Leve ao forno por uns quinze minutos (filé à parmegiana).
CARNE DE VACA - Sempre que preparar lombo, pernil, costeleta e carne assada (lagarto ou outra), mergulhe-os inteiramente num recipiente cheio de água fria, por mais ou menos 1 hora, antes de colocar qualquer tempero.
Isso fará com que, depois de assadas, as carnes fiquem branquinhas por dentro. Antes de colocar essas peças em vinha-d'alhos, fure-as e esfregue por toda a superfície sal com alho amassado e pimenta-do-reino, deixando repousar por alguns instantes. Assim procedendo, a carne ficará mais saborosa, pois absorverá melhor todos os temperos da sua vinha-d'alhos.
CARNE ASSADA DE PANELA — Essa carne tanto pode ser assada na panela (carne de panela) como no forno. Se for assar na panela um lagarto redondo, este deverá ser enrolado fortemente com um barbante grosso, para que não encolha muito; depois de corado, cozinhar em fogo brando.
Se essa carne que está assando estiver demorando muito para amolecer, coloque dentro de sua panela alguns tomates maduros, que logo ela ficará macia. Se você se descuidou e a carne que está no fogo queimou, passe-a rapidamente para outra panela, junte uma cebola inteira (com a casca) lavada, ponha água quente e deixe ferver por algum tempo, até que desapareça o gosto de queimado. Faça então um refogado com óleo, cebola e tomate, ponha aí a carne e termine de assá-la.
CARNE ASSADA NO FORNO — O melhor peso de carne para assar no forno é o lagarto redondo. O papel alumínio é ótimo para cobrir assados no forno até que a carne esteja macia (não desmanchando), quando então ele deve ser retirado, para corar a carne. Se, ao retirar a carne assada do forno, verificar que ela está grudada na assadeira, coloque esta sobre uma vasilha contendo água fria por alguns minutos. Assim será bem mais fácil soltar o assado, sem perigo de desmanchar. Quando o assado estiver correndo o risco de queimar, coloque dentro do forno uma vasilha contendo água fria.
CARNE PARA SOPA — Quando refogar carne para sopa, ou mesmo para fazer um ensopado, não use panelas muito pequenas, pois a carne, se amontoando, sora (solta água) em vez de corar. BUCHO — DOBRADINHA — Antes de limpar a dobradinha, esfregue bem nela fubá ou farinha de trigo ou ainda suco de limão, para que ela fique mais agradável.
Ao cozinhar dobradinha (bucho), coloque uma rolha dentro da panela; além de apressar seu cozimento, também vai absorver aquele cheiro desagradável que invade toda a casa.
É muito bom também, para que ela cozinhe mais depressa, colocar um pouco de bicarbonato dentro da panela. Uma laranja ácida, com casca e cortada ao meio, colocada na água do seu cozimento, vai reduzir muito seu odor.
FÍGADO — Mergulhando esta carne em água fervendo, sua pele sairá com mais facilidade. Para atenuar seu gosto forte e tornar sua carne mais digestiva, antes de ser temperada, deixe seus bifes ficarem de molho em leite frio por uns 40 minutos. Jogue então esse leite fora, lave-os e tempere a gosto.
HAMBÚRGUER — Se você está em cima da hora para sair, e tem poucos minutos para preparar seu hambúrguer para o almoço, antes de colocá-lo na frigideira finque um dedo seu bem no meio dele fazendo um buraco; só assim o hambúrguer vai ficar pronto muito mais depressa, e você não chegará atrasada em seu compromisso.
E, depois do hambúrguer pronto... era uma vez um buraco...
RIM — Muito apreciado pelos gastrônomos, mas por outros rejeitado por causa do seu cheiro e sabor fortes. No entanto, eles poderão ser atenuados se, antes de se limpar o rim, o deixarmos mergulhado completamente num recipiente fundo, onde se colocou água fria e pó de café (2 colheres de sopa para cada 1/2 litro de água), deixando assim de molho por 1 hora a 1 e 1/2, mas nunca menos de 1 hora. Depois, tratar e limpar como de costume.
SALSICHA — Se quiser guardar salsichas frescas até por cinco ou seis dias, deixe-as mergulhadas dentro de uma tigela contendo água com 1 colher (sopa) de vinagre (ou mais, dependendo da quantidade de salsicha), e um pouquinho de sal. Guarde na geladeira. Na hora de usar, é só lavar em água pura.
Não mande à mesa, nem sirva salsichas estouradas, arrebentadas; além de feias, vai tirar todo o prazer de comê-las.
Porém, isso não irá acontecer se, antes de irem ao fogo para cozinhar, forem deixadas de molho no leite, por algum tempo.
VITELA — Essa carne não deve levar pimenta nos temperos, pois ficará completamente amarga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário