sábado, 12 de junho de 2010

Carnes


AMOLECER CARNES COZIDAS — Se a carne refogada e ensopada estiver no fogo e continuar dura, coloque dentro da panela 1 colherzinha de café ou de chá de fermento em pó, dependendo da quantidade da carne. Uma laranja espremida dentro do ensopado de carne que não amolece vai deixá-lo logo macio e com uma bonita cor avermelhada. Esse procedimento é muito bom também para amolecer a carne-de-sol (ou carne-seca) ensopada. Se a carne ensopada já estiver há muito tempo no fogo e não amolecer, junte a ela 1 colher (sopa), ou mais, de uísque. Para a carne assada amolecer, adicione um pouco de conhaque ou de pinga e deixe cozinhando por mais alguns minutos.


CONSERVAR CARNES COZIDAS — Assim como as aves fritas ou assadas, elas também se conservarão por 6 meses a 1 ano, quando guardadas inteiramente mergulhadas em banha, permanecendo todo esse tempo em lugar fresco, para que a banha se mantenha sólida. Isso, na falta de um freezer ou congelador.
CONSERVAR CARNES CRUAS — Na falta de uma geladeira, há várias maneiras para se conservar as carnes cruas: Colocar a carne dentro de uma vasilha de barro esmaltada e cobrir com leite. Este, após 24 horas, talha e azeda; isto em nada prejudicará a carne, até pelo contrário, melhora o gosto e fica mais tenra. Colocar a carne dentro de uma vasilha esmaltada de barro e derramar sobre ela uma água que se deixou ferver durante 3 minutos após ter levantado a fervura. Feito isso, regue toda a superfície da água com óleo ou azeite, formando uma película que isolará o ar.
Para conservar por períodos mais curtos, afervente a carne, ou passe-a em gordura bem quente, sem contudo cozinhá-la; ela se conservará por uns 4 a 5 dias. Se for necessário guardá-la por longo período, é preferível recorrer à salmoura, defumação, ou ainda secá-la ao sol e ao ar (carne-seca ou de vento).
Por período menor, basta embrulhá-la num pano embebido em vinagre. No congelador, quando guardar carnes frescas no congelador, faça-o de preferência dividindo-as aos pedaços, para que não seja necessário descongelar o peso todo. Para que a carne ao ser descongelada não apresente aquele aspecto escuro, antes de guardar os pedaços espalhe sobre eles um pouco de óleo de oliva (azeite). Guarde-os no congelador, bem acondicionados em sacos plásticos.
PREPARO DAS CARNES BIFES COMUNS — Os bifes, quer sejam bem passados, ao ponto ou malpassados, deverão ser feitos sempre em frigideira de ferro previamente bem aquecida, antes mesmo de se colocar a manteiga ou margarina, as quais também deverão estar bem quentes, até atingirem aquela cor marrom dourada (não queimada).
Os bifes deverão também ser fritos um a um, para que não soltem água, pois se isso acontecer eles ficarão rijos e cozidos.
BIFES À MILANESA — Ficarão mais saborosos e com melhor aspecto se forem passados primeiramente em farinha de rosca, em seguida nos ovos batidos e novamente na farinha de rosca, fazendo um pouco de pressão sobre eles com as mãos, para que a farinha fique bem aderida. Não devem ser fritos imediatamente, pois as cascas se soltariam; aguarde pelo menos uns 15 minutos. Depois, é só fritar em gordura quente e abundante.
Quando sobrarem alguns desses bifes já prontos, transforme-os em outro prato saboroso, colocando-os em um pirex e, sobre cada um, fatias de mozarela, molho de tomate, queijo parmesão e orégano. Leve ao forno por uns quinze minutos (filé à parmegiana).
CARNE DE VACA - Sempre que preparar lombo, pernil, costeleta e carne assada (lagarto ou outra), mergulhe-os inteiramente num recipiente cheio de água fria, por mais ou menos 1 hora, antes de colocar qualquer tempero.
Isso fará com que, depois de assadas, as carnes fiquem branquinhas por dentro. Antes de colocar essas peças em vinha-d'alhos, fure-as e esfregue por toda a superfície sal com alho amassado e pimenta-do-reino, deixando repousar por alguns instantes. Assim procedendo, a carne ficará mais saborosa, pois absorverá melhor todos os temperos da sua vinha-d'alhos.
CARNE ASSADA DE PANELA — Essa carne tanto pode ser assada na panela (carne de panela) como no forno. Se for assar na panela um lagarto redondo, este deverá ser enrolado fortemente com um barbante grosso, para que não encolha muito; depois de corado, cozinhar em fogo brando.
Se essa carne que está assando estiver demorando muito para amolecer, coloque dentro de sua panela alguns tomates maduros, que logo ela ficará macia. Se você se descuidou e a carne que está no fogo queimou, passe-a rapidamente para outra panela, junte uma cebola inteira (com a casca) lavada, ponha água quente e deixe ferver por algum tempo, até que desapareça o gosto de queimado. Faça então um refogado com óleo, cebola e tomate, ponha aí a carne e termine de assá-la.
CARNE ASSADA NO FORNO — O melhor peso de carne para assar no forno é o lagarto redondo. O papel alumínio é ótimo para cobrir assados no forno até que a carne esteja macia (não desmanchando), quando então ele deve ser retirado, para corar a carne. Se, ao retirar a carne assada do forno, verificar que ela está grudada na assadeira, coloque esta sobre uma vasilha contendo água fria por alguns minutos. Assim será bem mais fácil soltar o assado, sem perigo de desmanchar. Quando o assado estiver correndo o risco de queimar, coloque dentro do forno uma vasilha contendo água fria.
CARNE PARA SOPA — Quando refogar carne para sopa, ou mesmo para fazer um ensopado, não use panelas muito pequenas, pois a carne, se amontoando, sora (solta água) em vez de corar. BUCHO — DOBRADINHA — Antes de limpar a dobradinha, esfregue bem nela fubá ou farinha de trigo ou ainda suco de limão, para que ela fique mais agradável.
Ao cozinhar dobradinha (bucho), coloque uma rolha dentro da panela; além de apressar seu cozimento, também vai absorver aquele cheiro desagradável que invade toda a casa.
É muito bom também, para que ela cozinhe mais depressa, colocar um pouco de bicarbonato dentro da panela. Uma laranja ácida, com casca e cortada ao meio, colocada na água do seu cozimento, vai reduzir muito seu odor.
FÍGADO — Mergulhando esta carne em água fervendo, sua pele sairá com mais facilidade. Para atenuar seu gosto forte e tornar sua carne mais digestiva, antes de ser temperada, deixe seus bifes ficarem de molho em leite frio por uns 40 minutos. Jogue então esse leite fora, lave-os e tempere a gosto.
HAMBÚRGUER — Se você está em cima da hora para sair, e tem poucos minutos para preparar seu hambúrguer para o almoço, antes de colocá-lo na frigideira finque um dedo seu bem no meio dele fazendo um buraco; só assim o hambúrguer vai ficar pronto muito mais depressa, e você não chegará atrasada em seu compromisso.
E, depois do hambúrguer pronto... era uma vez um buraco...
RIM — Muito apreciado pelos gastrônomos, mas por outros rejeitado por causa do seu cheiro e sabor fortes. No entanto, eles poderão ser atenuados se, antes de se limpar o rim, o deixarmos mergulhado completamente num recipiente fundo, onde se colocou água fria e pó de café (2 colheres de sopa para cada 1/2 litro de água), deixando assim de molho por 1 hora a 1 e 1/2, mas nunca menos de 1 hora. Depois, tratar e limpar como de costume.
SALSICHA — Se quiser guardar salsichas frescas até por cinco ou seis dias, deixe-as mergulhadas dentro de uma tigela contendo água com 1 colher (sopa) de vinagre (ou mais, dependendo da quantidade de salsicha), e um pouquinho de sal. Guarde na geladeira. Na hora de usar, é só lavar em água pura.
Não mande à mesa, nem sirva salsichas estouradas, arrebentadas; além de feias, vai tirar todo o prazer de comê-las.
Porém, isso não irá acontecer se, antes de irem ao fogo para cozinhar, forem deixadas de molho no leite, por algum tempo.
VITELA — Essa carne não deve levar pimenta nos temperos, pois ficará completamente amarga.

Dicas Super Interessantes de Frutas e Verduras


Ao nos depararmos com uma horta, onde cada legume tem seu lugar certo e cada verdura seu canteiro próprio, temos a impressão de estar diante de um jardim.
A simetria das linhas, contrastando com o matizado dos verdes, por vezes quebrado pelo vermelho de um tomate ou pelo branco da couve-flor, forma em seu conjunto um quadro que nos deslumbra, embora estejamos acostumados a vê-lo por esses caminhos afora.
No caso de uma verdura como o espinafre, celebrizado nas deliciosas histórias do marinheiro Popeye, esta ganhou tanta popularidade que passou a ter sua quota diária incluída nas papinhas dos nenens, pois as mamães passaram a ver no espinafre o "Tarza" das verduras.
Aos legumes e verduras creditamos um pouco da energia de nossas vidas, obtida nas vitaminas que o alfabeto classificou; e a indústria, inspirando-se na beleza de sua policromia, acrescentou alguns de seus nomes às cores do arco-íris, para com elas tingir, colorir e dar nova vida às nossas roupagens.
Quando for usar legumes que estiveram guardados na geladeira, deixe-os voltar à temperatura normal antes de serem levados ao fogo; cozinham mais depressa e não perdem nada do seu sabor. Devem ser cozidos até ficarem macios, porém com os pedaços inteiros e perfeitos, principalmente se forem destinados à salada. Neste caso, habitue-se a
escaldá-los em água fria assim que forem escorridos; isto ajudará a deixá-los mais soltinhos
e coloridos.
Legumes que já não estão muito frescos melhorarão se forem colocados em água fria antes de serem lavados e cortados, repousando assim pelo menos por 1/2 hora.
Habitue-se a acrescentar 1 colherzinha de açúcar ao cozimento dos legumes, para que não percam seu colorido.
ABÓBORA—A abóbora só não dá bicho quando plantada nos meses que não têm R no nome (maio, junho, julho e agosto).
Ao comprar uma abóbora, rejeite as que tiverem manchas marrons; estas já não são novas e podem estar estragadas.
AGRIÃO — Não deve ser consumido o agrião que cresce junto a águas paradas ou de pouco movimento, pois a eles podem prender-se insetos aquáticos, portadores do tifo.
O uso prolongado do agrião tem efeito depurador do sangue, é antiescorbútico.
AIPIM ou MANDIOCA — Quando não for muito novo e estiver demorando para amolecer no fogo, adicione ao seu cozimento 1 xícara de água fria. O aipim deve ser plantado na Lua minguante; e os melhores são os colhidos nos meses que não têm a letra R no nome.
Depois de colhida (ou comprada) a mandioca, se quiser guardá-la por uns 8 dias (ou mais), faça com que elas se conservem fresquinhas enterrando-as em algum canteiro do quintal. Quando desenterrá-las, verá que estarão como se tivessem sido colhidas na hora.
AIPO ou SALSÃO — Para conservá-lo sempre fresco, assim como suas folhas, depois de lavado, coloque-o de pé numa jarra contendo água e 1 pitada de sal, e guarde na geladeira.
Ao prepará-lo no fogo, não deixe de colocar na sua água um pouquinho de açúcar, pois ficará lindo e não alterará seu paladar.
ALCACHOFRA — Na hora de comprar uma alcachofra, verifique se ela está boa para o consumo; a alcachofra está ainda verde quando seu talo está muito duro; passada, isto é, já meio velha, quando o talo estiver mole e quebradiço; porém se o talo da alcachofra estiver levemente flexível, ela está no ponto, prontinha para ir para a panela.
Mas deixe que a alcachofra conserve sua bonita cor depois de cozida, fazendo assim: antes de levá-la ao fogo, deixe-a ficar de pé, de molho, por 1 hora, em água fria contendo 1 colher (sopa) de vinagre.
Ou, então, deixe sua ponta cortada submersa em suco de limão.
E, para evitar que o fundo da alcachofra escureça durante o cozimento, adicione à água um pouco de suco de limão e 1 colherzinha de manteiga.
Conservação. Ao guardar uma alcachofra crua, evite que ela murche, e conserve-a fresca, enrolando-a em um pano bem úmido e colocando-o dentro um saco plástico fechado, guardado na geladeira. Assim, ela poderá durar até 5 dias.
ALCAPARRA — Para o sabor das alcaparras ficar bem mais suave, escorra-as depois que forem retiradas do vidro e deixe-as de molho em vinho branco por ra; isso vai tirar todo o acre do vinagre.
ALFACE—Ao desfolhar um pé de alface para usar, não jogue fora suas primeiras folhas, só porque estão verde-escuras. Elas são até mais fortes do que as bonitinhas que estão por dentro. Quanto mais verdes, mais vitamina C contêm.
Mas, se você vai querer tirar o meio inteiro do pé de alface (o "coração"), bata o fundo da alface, com força, sobre a pia; em seguida, é só torcê-lo que ele sairá facilmente.
Sempre que for usar uma alface (principalmente se ela estiver murchinha, mas não ainda velha), habitue-se primeiro a lavar suas folhas e a deixá-las mergulhadas em água fria, por mais ou menos 1/2 hora. Então, escorra toda a água e sacuda bem as folhas, uma a uma, para ficarem sequinhas. Coloque então na geladeira, até a hora de servir. Verá como ficarão fresquinhas, estalando como novas.
Também poderá passá-las rapidamente em água quente e, depois, deixá-las de molho em água gelada; em seguida, proceda como na dica anterior. Esse mesmo procedimento se usa para agrião.
Conservação. Para se conservar bem um pé de alface por alguns dias, use qualquer dos seguintes procedimentos:
Borrife a alface com água, e embrulhe-a em um pano ou jornal molhado com água, tendo o cuidado de manter essa umidade até o momento de usá-la.
As folhas também se conservarão como novas se forem guardadas na geladeira, tendo, por perto delas, 1 limão partido.
Muito bom, também, é retirar as folhas velhas, lavar e escorrer muito bem, colocá-las dentro de uma caixa plástica ou vasilha plástica com tampa bem fechadas e deixar na geladeira.
ALHO-PORÓ — Se quiser guardar esta verdura por algum tempo (3 a 5 dias) coloque-a dentro de um saco plástico fechado e conserve na geladeira, resguardado da umidade.
ASPARGO — Se os aspargos frescos que estão guardados ficaram moles, reviva-os, colocando-os de pé, dentro de um recipiente fundo (uma jarra, por exemplo), contendo água gelada. Cubra tudo com um saco plástico e leve à geladeira por 1/2 hora.
Em seguida, leve-os a cozinhar.
Se for usar aspargos de lata, ao retirá-los evite que eles se quebrem e estraguem suas pontas, abrindo a lata pelo lado contrário (fundo) e puxando os aspargos por baixo.
Assim, eles vão ficar perfeitos.
ALMEIRÃO — Para quem gosta do seu amargor, deve-se antes dar uma fervura e jogar fora essa primeira água; na segunda, juntar 1 colherzinha de açúcar.
AZEITONA—As de paladar muito forte só devem ser adicionadas aos recheios no último momento, ou melhor, assim que eles forem retirados do fogo. Isto ajudará a evitar que os recheios fiquem amargos e escurecidos.
BERINJELA — Não devem ficar expostas ao sol. Ao comprá-las, prefira as que estiverem rijas, pois as enrugadas e murchas são sempre amargas.
Antes de usar as berinjelas, corte-as ao meio no sentido do comprimento e deixe-as de molho por alguns minutos em água fria salgada, com a parte cortada mergulhada nessa água. Depois, lave e empregue.
Elas ficarão ainda mais clarinhas se for colocado um pouco de leite na sua água salgada.
Um processo também muito bom para que ela não escureça é colocar na água, onde ficará de molho, um pouco de suco de limão.
BETERRABA — As menores são mais gostosas, e as lisas, sem manchas, melhores.
As beterrabas devem ser cozidas com casca e um pedacinho do talo; adicione também 1 pitada de açúcar, para conservar a cor viva e apurar seu paladar.
Para as beterrabas não mancharem as saladas às quais vão ser misturadas, depois de cozidas e frias coloque-as no congelador, apenas para ficarem bem geladas (não deixar congelar). Então, empregue.
BRÓCOLIS — Quantas vezes acontece de estarmos comendo uma deliciosa salada de brócolis e encontrarmos no meio deles um ou mais bichinhos que tiram instantaneamente nosso apetite. Evite essa circunstância desagradável cuidando um pouco mais desta verdura antes de prepará-la. Para que se soltem os bichinhos que se agarram no meio do brócolis (assim como também na couve-flor), depois de lavado mergulhá-los por algum tempo em água salgada. Quando despejar essa água, verá que estará cheia de bichinhos.
Não use o brócolis que estiver amarelado; prefira também os de cabeça compacta.
Ao cozinhar esta verdura, faça-o como com a couve-flor, para evitar que exale mau cheiro pela casa Os caules do brócolis vão cozinhar muito mais depressa (olhe que economia de gás!) se antes de irem para a panela fizermos neles um X de cima para baixo.
CENOURA — Ao escolher cenouras para comprar, prefira as lisas e sem curvas; são as melhores. Também escolha as que não tiverem a parte escura em cima; mas se não tiver outro jeito, despreze essa parte escura para não amargar o seu ensopado.
CHAMPIGNON — COGUMELO — Aí está uma coisa deliciosa, fina e de sabor delicado. Mas só devem ser comidos se conhecermos sua procedência ou se os soubermos comprar. Quando tiver dúvidas sobre se estão realmente frescos, leve-os ao fogo numa panela com água colocando dentro dela uma colher de prata (tem que ser prata mesmo) e deixe ferver por alguns segundos. Se a colher pretejar, jogue-os fora sem pena, porque assim estará se livrando de um envenenamento; mas, se a colher estiver brilhando como antes, aproveite-os para acompanhar um bom prato, porque ao preço que estão não são para se comer todos os dias.
Os cogumelos ou champignons frescos não escurecem e poderão ser guardados por alguns dias desde que se proceda da seguinte maneira: lave rapidamente, ou limpe com um paninho úmido, os champignons (meio quilo); coloque-os numa panelinha com um copo de água fria e outro copo de vinho branco seco. Tampe a panela, leve ao fogo e, quando começar a ferver, conte três minutos. Apague então o fogo e deixe esfriar completamente com a panela tampada. Despeje tudo em vidro bem fechado e guarde na geladeira até o momento de ser usado. Poderá durar alguns dias.
Notar. É muito importante, desde que se leva a panela tampada ao fogo, não mais abri-la até o momento em que esteja bem frio.
CHICÓRIA — Se você não aprecia o amargor típico dessa verdura, em vez de deixá-la de molho numa vasilha lave cada folha em água corrente, que seu gostinho amargo irá desaparecer.
Mas, se a chicória for usada em salada crua, seu amargor vai desaparecer misturando a ela, antes de temperar, 1 colher bem cheia de miolo de pão bem esmigalhado.
Com a chicória também se faz um ótimo xarope expectorante, ótimo para quem tem bronquite.
CHUCHU — Para não ficar com as mãos pegajosas, ao descascá-los, parta-os ao meio, no sentido do comprimento, e esfregue uma metade na outra, fazendo com que o leite saia pelos lados. Depois é só cortá-los e empregar. Ou unte as mãos com óleo de cozinha.
Poderá também, se preferir, antes de cortar o chuchu, mergulhá-lo em água fervente por segundos. Corte-o e descasque-o.
COUVE — Não use as que têm pintas amarelas ou que estejam completamente amareladas.
Mas se estiverem verdes, porém um pouco murchas, deixe-as com cabos mergulhados dentro de água fria por mais ou menos 1/2 hora. Ela ficará novamente fresquinha, como se tivesse sido colhida na hora.
COUVE-FLOR — Antes de lava*, deixe alguns minutos de molho em água com um pouco de vinagre, para soltar as impurezas ou bichinhos que porventura estiverem agarrados a ela.
Esta verdura, assim como o brócolis e o repolho, exala um cheiro muito forte e desagradável enquanto está cozinhando. Para evitar isso, coloque dentro da panela, durante o cozimento, um pedaço de pão; se não tiver pão, coloque uma rolha de cortiça.
Poderá ainda cobrir a panela com um guardanapo molhado em vinagre. Não use tampa.
Para que a couve-flor fique branquinha após ter sido cozida, ponha na água do cozimento 1/2 xícara (café) de leite e 1 colherzinha de açúcar para os talos ficarem verdinhos.
Colocando um pouco (1 colher de sobremesa) de farinha de trigo na sua água, a couve-flor vai ficar também bem branquinha e macia, além de amenizar seu forte odor.
ERVILHA FRESCA — Devem ser cozidas rapidamente em fogo forte; e não se esqueça da pitadinha de açúcar.
Ervilhas ficam mais tenras e com um sabor requintado quando fervidas por alguns minutos em água gasosa.
Aqui vai mais um segredinho para que as ervilhas frescas fiquem tenras e frescas: cozinhe as ervilhas em água fervente e com sal; quando elas estiverem macias, escorra e jogue-as imediatamente numa vasilha previamente contendo água gelada e com cubos de gelo, deixando por alguns minutos. Então, escorrer. Elas podem ser usadas logo em seguida, ou guardadas na geladeira dentro de um vidro ou recipiente bem fechado.
Sopa de ervilhas — Quando for preparar uma sopa de ervilhas (secas), o que dentro de sua panela uma fatia de pão. Assim, as ervilhas não afundam e não grudam no fundo da panela.
ESPINAFRE — Perde um pouco do seu sabor ácido se colocarmos 1 pitada de açúcar na água do cozimento.
JILÓ — Muitas pessoas não toleram o jiló por causa do gosto amargo, característica desse legume. Para melhorar seu sabor e sua aparência, isto é, para que não fique escuro, faça o seguinte: com uma faca inoxidável vá descascando e cortando — de um a um — cada jiló em fatias ou pedaços, deixando-os cair dentro de uma tigela contendo água, cubos de gelo, sal e suco de limão. Quando terminar, deixe-os ficar de molho por 20 minutos. Depois é só prepará-los do jeito que mais gostar.
Os jilós verdinhos podem substituir os figos verdes feitos em compotas; basta que coloque dentro da panela (na calda) do doce de jiló umas 3 a 4 folhas de figueira.
Todos quererão repetir esse delicioso "doce de figos verdes".
MILHO CRU — Saiba escolher uma espiga de milho verde: uma espiga nova tem os grãos amarelo-claros e são, portanto, macias, o que não acontece quando a cor amarela for bem forte. Poderá saber se uma espiga é nova fincando a unha do polegar em seus grãos: se a unha penetrar facilmente e aparecer um pouco do seu líquido, pode comprar; caso contrário, rejeite-a.
Quando tiver que limpar espigas de milho frescas não fique catando seus cabelos, fio por fio. Será bem mais fácil limpá-las esfregando-as de cima para baixo com uma toalha de papel absorvente úmida; ou uma toalha comum também úmida.
Se preferir, pode esfregar com uma escovinha (pode ser de dentes).
Se quiser guardar espigas de milho frescas por alguns dias, coloque-as inteiras e com as cascas numa vasilha com água —com as extremidades voltadas para cima — e guarde na geladeira.
Vão ficar como se fossem colhidas na hora.
MILHO COZIDO — Se tiver algumas espigas de milho verde em casa e não estiverem muito novas, mas mesmo assim desejar comê-las cozidas, faça o seguinte: coloque primeiramente a panela com água no fogo e espere até que ferva; só então coloque as espigas a serem cozidas. Deixe para colocar o sal apenas quando faltarem uns 5 minutos para retirá-las do fogo. Verá que apenas isso fará com que fiquem tenras e saborosas, e o que é ainda mais importante: leva quase o mesmo tempo que as novas para cozinhar.
Esse mesmo processo vai fazer com que qualquer espiga de milho cozinhe mais depressa.
E se quiser que as espigas de milho fiquem bem bonitas, de cor amarelo-vivo, depois de prontas, faça o seguinte: quando o milho já estiver no ponto, jogue dentro de sua panela 1 colher (sopa) de suco de limão, e aguarde apenas 1 minuto.
E... veja como sua aparência ficou bem mais apetitosa.
E... pode retirar e saborear, mas nada de comer com muita pressa para não queimar a boca.
Angu de fubá — Fazer um angu de fubá não é tão fácil como parece. Ao leválo ao fogo, mexa sempre a panela, fazendo com a pá (ou colher de pau) a forma de um oito.
Assim, ele ficará bem mexido e bem cozido.
Enquanto o angu de fubá estiver no fogo deverá ser bem vigiado porque poderá queimar. Se isso acontecer, não fique blasfemando e nem pense em jogá-lo fora.
Coloque imediatamente a panela destampada dentro de um recipiente maior contendo um pouco de água fria e espere alguns minutos, até que tenha saído toda a fumaça, porque com ela terá saído o cheiro e o gosto de queimado. Transfira então o angu para outra panela, desprezando o fundo queimado, e... bom apetite.
Outra maneira para se tirar o queimado do angu é botar um pouco em cima de uma mesa ou pia e colocar a panela sobre esse pouco de angu. Depois, proceder como acima.
Curau — Ao levar ao fogo a panela contendo o caldo extraído do milho para fazer o curau é necessário que, desde o princípio, se mexa com colher de pau, virando sempre numa só direção, para que este "não volte", ou "desande"; só assim ele engrossará.
Pipoca — Quem tem criança em casa vira e mexe está comprando milho para fazer pipoca. Escolha sempre um milho de boa qualidade, pois só assim eles renderão bastante e todos os grãos serão aproveitados.
O milho se conservará fresco e não terá muitos piruás se for guardado no congelador. Ou então deixe-o de molho em água gelada antes de fritar.
E agora, veja como é fácil estourar pipocas: coloque uma panela média no fogo contendo óleo (não muito pouco) e deixe aquecer bem.
Estando quente, coloque 1 punhado de milho e tampe a panela, mexendo de vez em quando. Num instante os grãos começarão a estourar (só destampe a panela quando pararem de estourar).
Depois de prontas coloque sal e... sirva-se à vontade acompanhado também de um bom aperitivo.
PALMITO — Deve ser cortado com faca inoxidável e não pode encostar em nada feito de ferro, para não ficar escuro. Para que ele não escureça, deve-se também juntar à água do seu cozimento 1 colherzinha de limão e usar, de preferência, panelas esmaltadas ou refratárias.
PEPINO — Atenue seu gosto amargo, mergulhando-os por alguns instantes em leite morno açucarado; em seguida corte-os. Não se esqueça de que, antes de descascálos, deve-se cortar suas pontas e esfregá-las no próprio pepino.
O pepino vai ficar muito mais digestivo, comendo com ele, também, um pedaço de sua própria casca.
PIMENTA — Quando desejar um paladar mais acentuado da pimenta-malagueta, misture a ela um pouco de azeite de oliva. Se, ao contrário, desejar atenuar o gosto, deixando-o mais suave, use então um pouco de vinagre.
PIMENTÃO — Este legume, a acelga e outros vegetais do gênero se conservarão melhor na geladeira se forem embrulhados em folhas de jornal.
O pimentão ficará muito mais digestivo se, antes de prepará-lo, tirarmos sua película; isso poderá ser feito, espetando-o num garfo e passando-o demoradamente na chama do fogo.
Sua casca também vai sair com facilidade, untando-o com azeite e óleo e colocando-o sobre uma chapa bem quente. Quando formar bolhas, é só raspar com a faca.
QUIABO — Para quem não gosta da gosma (baba) do quiabo, pode-se eliminá-la das seguintes maneiras:
1) Antes de cortá-los ou molhá-los, esprema sobre eles 1 a 2 limões, revolva-os bem para que recebam bastante suco, deixe-os assim descansando por vinte minutos.
Depois lave, enxugue bem e corte-os; não precisa mergulhá-los mais na água.
2) Lavá-los e enxugá-los bem antes de serem cortados; durante o cozimento, juntar 1 colher (sopa) de vinagre.
RABANETES e NABOS — Conservam-se frescos se mergulhados com as folhas — e não com as raízes — dentro da água.
REPOLHO — Os repolhos menores e branquinhos são mais tenros. Ao refogar repolho acrescente ao seu cozimento um pouquinho de leite, e ele ficará claro e macio. Para eliminar o forte odor do repolho quando está cozinhando, proceda como no caso da couve-flor. Ou ponha umas rodelas de limão.
REPOLHO ROXO — Para conservar a cor do repolho roxo, assim como da beterraba, adicionar à água em que serão fervidos umas gotinhas de limão ou de vinagre.
Se quiser guardar repolho cru por alguns dias retire primeiro as folhas estragadas (se houver) e guarde-o — sem lavar nem molhar — dentro de um jarro plástico bem fechado. Pode também embrulhá-lo muito bem em papel vegetal ou papel alumínio.
Assim ele durará até 8 dias.
SALSA e CEBOLINHA—Antes de guardar na geladeira, queime bem as partes onde foram arrancadas na chama do fogo. Isso lhes dará vida mais longa. Também durarão muito mais se forem logo picadinhas e guardadas em um vidro fechado na geladeira.
A salsa e cebolinha vão se conservar frescas umedecendo-as e embrulhando-as em jornal também bem umedecido com água; manter essa umidade até quando tiver que usá-las. E se for para guardar por uns 2 dias, se elas estiverem bem fresquinhas, basta deixálas de pé dentro de 1 copo com água, mudando-a todo dia.
TOMATE — Conservação — Se tiver que guardar alguns tomates maduros fora da geladeira, coloque na parte onde se arrancaram os cabinhos um pouco de farinha de trigo.
Assim, se conservarão frescos e durarão por algum tempo.
Os tomates também podem ser guardados, durando até por 1 mês, se forem colocados bem secos dentro de um saco plástico e cobertos com farinha de trigo.
Fechar bem o saco e guardar na geladeira em lugar onde não pegue umidade.
Mas, se tiver grande quantidade de tomates, pode guardá-los por tempo indeterminado, ou mesmo indefinidamente, colocando-os dentro de um vidro de boca larga com sal, água e vinagre suficientes para cobri-los bem (100 g de sal para cada litro de água e 1 décimo de vinagre).
Em seguida, regue com azeite doce até formar sobre a água uma camada para impedir a entrada de ar. Tampe bem o frasco com papel atado com barbante ou com papel alumínio bem amarrado.
Amadurecer — Se quiser que os tomates, ainda meio verdes, amadureçam mais depressa, coloque-os dentro de um saco plástico (fazer nele alguns furinhos, pode colocar junto com eles, também, uma maçã madura. Deixe guardado em lugar fresco.
Mas, se acontecer de os tomates estarem muito maduros e moles para serem cortados e usados em saladas, mergulhe-os por alguns minutos em água fria salgada.
Massa (extrato) de tomate—Ao abrir uma lata de massa de tomate, bata primeiro, com força, o seu fundo sobre uma superfície dura; assim, ao furá-la com o abridor vai evitar que a massa transborde.
Se não for usar toda a massa da lata, transfira-a para um recipiente de louça ou de vidro, tampe bem e guarde na geladeira. Se não for usá-la logo, antes de fechar o vidro cubra a massa com um fio de azeite ou de óleo.
Dessa maneira, a massa não mofará e durará bastante tempo.
Se em vez de lata a massa vier em recipiente de papel ou papelão, guarde sua sobra no mesmo recipiente em que veio; porém coloque-o dentro de um saco plástico bem fechado, e deixe no congelador, usando um pouco de cada vez, retornando-o para o congelador.
Assim vai durar perfeito por muito tempo.
Molho de tomate — Se você não quiser colocar um pouco de açúcar para tirar sua acidez, é só deixar sua panela destampada, enquanto ele está sendo preparado no fogo.
Saladas — Se você "errou a mão" e colocou molho demais na salada (qualquer salada), evite que ela fique encharcada, colocando no fundo da saladeira um pires invertido (virado ao contrário).
Sopa-creme de tomate — Quando quiser enriquecer com creme de leite e tornar mais sofisticada sua sopa-creme de tomate, evite que o creme de leite talhe, fazendo assim: na hora de misturar o creme de leite na sopa, coloque antes um pouco da sopa nesse creme desmanchando e misturando um pouco, e não jogue o creme de leite diretamente dentro da sopa.
VAGEM — Ao cozinhá-las para salada, acrescente à água 1 pitada de bicarbonato, pois, além de verdinhas, também ficarão bem macias. Mas tome cuidado para não cozinhá-las demais (cozinham muito depressa), senão ficam uma papa. E cozinhe com a panela destampada.

Como Conservar Plantas em Vasos


As plantas devem ser adubadas com produtos apropriados, seguindo as recomendações do fabricante sobre a dosagem e a frequência.

As plantas necessitam de água com intensidade diferente umas das outras. Para saber se sua planta necessita de água, coloque o dedo na terra, pressionando-a. Se o dedo ficar praticamente limpo, apenas com poeira seca, deve regá-la.

Não deve molhar as flores nem encharcar a terra e não deve também deixar acumular água no prato do vaso para evitar o apodrecimento das raízes e morte das plantas.

Coloque água de maneira lenta e uniforme, por toda a terra, de forma a que esta não escorra do vaso levando os nutrientes que estão na terra.

Limpe as plantas retirando flores e folhas velhas, secas e doentes.

Manutenção Periódica


Para evitar a depreciação prematura da sua casa deve promover, para além da sua limpeza e arejamento sistemáticos, a realização periódica de determinadas operações de manutenção.

Mensalmente:
Limpeza de vidros, caixilhos, tectos, paredes e pavimentos.

Semestralmente:
Limpeza de cobertura e caleiras, verificação de filtros das torneiras.

Anualmente:
Revisão de ferragens e mecanismos das caixilharias e portas; revisão de juntas e anilhas das torneiras; limpeza e revisão dos queimadores das caldeiras; limpeza do filtro e afinação do extrator da cozinha; limpeza das chaminés.

Bienalmente:
Verificação da estanquicidade da tubagem do gás e substituição do tubo flexível; revisão dos radiadores; substituição do silicone das banheiras; verificação do verniz nos exteriores; revisão das juntas dos azulejos.

De 5 em 5 anos:
Verificação da pintura exterior; pintura dos elementos metálicos; revisão das instalações de água, gás e electricidade

Dicas Para Pequenos Reparos


Areia na tinta


Escadas cimentadas e pintadas podem ser muito escorregadias.
Misture, antes da pintura, a tinta com um pouquinho de areia.
Assim, a superfície se torna mais áspera e ninguém vai escorregar.





O saca-rolhas e as buchas


É difícil tirar buchas antigas da parede com a mão ou com um alicate. Por isso, você pode girar a ponta de um saca-rolhas dentro da bucha. Agora você puxa e retira a bucha sem dificuldade.




Umidade no armário


Para combater a umidade no armário podemos usar um pedaço de carvão vegetal. Colocamos o pedaço em uma tigelinha de vidro no armário. O carvão atrai a umidade.




Palito de fósforo


Quando o buraco do parafuso na madeira está gasto, colocamos um palito de fósforo embebido em cola. Deixamos a cola secar e depois, apertamos o parafuso, que volta a ficar firme.



Sabão no zíper


Às vezes, é muito difícil abrir e fechar um zíper. Podemos esfregar sabão, uma ponta de lápis ou uma vela sobre os dentes do zíper. O sabão, o grafite e a parafina são excelentes lubrificantes.




Elásticos no cabide


Vestidos de alças facilmente escorregam do cabide. Podemos evitar isso. Enrolamos um elástico — como aqueles usados no escritório — em cada extremidade do cabide ou então colamos nas extremidades do cabide um pedacinho de espuma.




Fio dental para botões


Constantemente perdemos botões porque o fio partiu. Para roupa branca existe uma solução: não costuramos o botão com linha comum, mas com fio dental fino.

Dicas Para Supermercado


É claro que a lista de compras do supermercado varia muito de casa para casa, e isso, só vocês dois poderão com o tempo, ir concluindo e observando aquilo que se consome mais no mês. Vocês terão também que observar, o que tem ido para o lixo por falta de consumo, e controlar inclusive, os gastos excessivos com a compra de supérfluos.
Levem em conta se os dois almoçam e jantam em casa, se a empregada ou passadeira almoçará e lanchará no trabalho e acrescente ou elimine da lista o que for conveniente.
Vamos dar algumas dicas valiosas e uma lista básica do que é preciso ter no armário, sem a preocupação de quantidade, ok?



Dicas valiosas



- Nunca comece as compras pela seção dos refrigerados, pois até o final das compras, ficarão muito tempo fora da refrigeração.

- Não vá fazer compras com fome, pois você cairá na tentação de comprar mais do que precisa.

- Não compre quando a embalagem estiver amassada ou enferrujada, ainda que a validade esteja dentro do prazo.

- Embalagens que contenham água para conservar(palmitos, azeitonas, ervilhas etc), não devem ser consumidas se estiverem turvas ou com espuma.

- Prestem atenção, além do prazo de validade, no prazo de consumação dos alimentos e obedeça o rótulo, ainda que ache que a cor e o cheiro estão bons.

- Não faça compra mensal. Nos dias de hoje, os supermercados vivem fazendo promoções semanais e isso pode significar uma boa economia no final do mês.

- Resista aos supérfluos. Procure comprar somente aquilo que será útil para sua casa.

Dicas Para Suas Roupas




Para não desbotar:


Coloque um pouco de sal ou vinagre na máquina de lavar durante a lavagem e o enxágüe.


Para sua meia-calça durar mais:


Molhe e congele. Descongele e seque-a ao sol.



Para roupas de lã que encolheram:


Deixe-as de molho em água morna com um pouco de shampoo para que voltem ao normal.



Para passar melhor as roupas:


Forre a tábua de passar com papel alumínio (dobrado) por debaixo do tecido que costuma forrar.



Para desamassar as roupas quando não houver ferro de passar:


Pendure as roupas no banheiro fechado com o chuveiro ligado bem quente, para que o vapor desamasse-as.



Dentro do guarda-roupa:


Pendure pedaços de giz, Para evitar a umidade.
Para evitar o cheiro de mofo e as traças, pendure uma meia fina com serragem de cedro.

Dicas Para Sua Cozinha




Para saber se o fermento está bom:


Em meio copo de água morna, coloque uma colher rasa do fermento e mexa. Se o fermento ferver e crescer está bom para uso.



Para amaciar o frango:


Coloque uma pitada de fermento em pó ou bicarbonato de sódio, no tempero ou no cozimento.



Para preservar os nutrientes do frango congelado:


Descongele-o sozinho dentro de uma vasilha e use essa água para o cozimento.



Para deixar o peixe macio e saboroso:


Se for fresco, antes de temperar, deixe-o de molho no leite por alguns minutos. Se for congelado, descongele-o diretamente no leite.



Para não transbordar o leite ao ferver:


Coloque uma colher ou um pires emborcado no fundo da leiteira antes de levar ao fogo.



Para lavar as verduras:


Deixe de molho durante 10 minutos em água com um pouco de sal e vinagre, assim os bichinhos e a sujeira subirão à superfície, facilitando a lavagem.



Para tirar a casca do tomate:


Espete um garfo e passe o tomate na chama do fogão.



Para descascar cebolas:


Faça-o sob água corrente, assim não irritará seus olhos. Para tirar o cheiro das mãos, esfregue-as com sal e enxágüe em água corrente.



Para limpar a tábua de carne:


Esfregue com uma esponja grossa com amoníaco misturado com limão. Lave com bastante água.



Para colocar líquidos ferventes em recipientes de vidro:


Coloque antes uma colher de metal para absorver o calor.



Para desencaixar copos entalados:


Encha o copo de cima com água fria e coloque o de baixo na água quente.
Para reaproveitar o óleo usado na fritura: Coloque algumas fatias de batata crua no óleo ainda quente, ele absorverá o sabor estranho.



Para fazer frituras com manteiga:


Coloque algumas gotinhas de azeite ou óleo para evitar que ela queime.



Para evitar o cheiro de fritura na casa:


Durante a fritura, ferva uma casca de laranja em fogo baixo ou coloque um potinho com vinagre branco perto do fogão.



Para usar algumas gotas de limão sem estragar a fruta:


Faça um furinho com um palito, use o que precisar e tampe com o mesmo palito.



Para extrair mais sumo de frutas cítricas:


Antes de espremê-las faça uma imersão de 4 ou 5 minutos em água quente.



Para tirar o mau cheiro da geladeira:


Coloque pedaços de carvão ou um potinho de leite com essência de baunilha.
Para tirar o cheiro de cebola ou alho das mãos: Esfregue talinhos de salsa.



Para evitar formigas no açucareiro:


Coloque pedacinhos de casca de limão.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Como Usar Condimentos em Sua Receita


As especiarias além de serem utilizadas na culinária, também possuem as finalidades de conservação de alimentos, na preparação de óleos, cosméticos, incensos e medicamentos.
As mais comuns são:


1. AÇAFRÃO
Um dos condimentos mais caros do mundo, é muito potente e essencial na paella espanhola, na bouillabaisse francesa, no risotto alla milanese e em pratos marroquinos. É encontrado também em pó.

2. AÇAFRÃO-DA-TERRA (CÚRCUMA)
De sabor ligeiramente picante, existe nas versões em
pó e raiz fresca. No Nordeste, entra no preparo de arroz, peixadas e pirão.

3. ANIS-ESTRELADO
De sabor forte e aroma doce, vai bem com peixes, frutos do mar, frango, pães, biscoitos e doces.

4. CANELA
Quanto mais fina é a casca da canela, melhor é o seu sabor. Aparece na culinária mundial em receitas doces (arroz-doce, bolos, bebidas e chocolate) e salgadas (carnes e ensopados), em pau ou moída.

5. CARDAMOMO
A essência aromática está nas sementes dentro das cápsulas. Serve para aromatizar doces, salgados e algumas bebidas, como chás.

6. COENTRO
As sementes (inteiras ou moídas) têm sabor mais suave do que as folhas e vão bem com legumes, assados, ensopados e chutneys.

7. COMINHO
De aroma acentuado e sabor fresco, esse condimento é muito comum na cozinha árabe, no Extremo Oriente e na América Latina. Combina bem com outros temperos.

8. CRAVO-DA-ÍNDIA
De sabor intenso e ligeiramente picante, o cravo pode incrementar o sabor de doces, assados e bebidas em geral.



9. MOSTARDA
Os grãos servem para realçar o gosto de conservas, batatas cozidas e receitas de carne de porco. Já a mostarda em pó é ótima opcão para caldos, sopas e molhos.

10. NOZ-MOSCADA
Essa semente perfuma receitas à base de leite e creme de leite, como purês e molhos brancos, com vegetais como cebola, couve-flor, espinafre e batatas, além de bolos.

11. PÁPRICA
De sabor picante ou doce, esse condimento deriva de um tipo de pimentão de cor vermelha-escura. É bom em molhos e ensopados de carne ou frango.

12. PIMENTA CALABRESA SECA
Essa variedade seca e flocada é excelente para dar sabor bem picante a molhos e temperar carnes. Deve ser usada com parcimônia.

13. PIMENTA-DO-REINO
Nas versões preta (colhida verde, com a polpa, que depois escurece) e branca (colhida madura, sem a polpa), é encontrada em grãos ou já moída. Tempera molhos, carnes, saladas, maionese e uma infinidade de pratos.

14. ERVA-DOCE
De aroma adocicado, as sementes entram no preparo de infusões, peixes, legumes, bolos e biscoitos.

15. KÜMMEL (ALCARAVIA)
As sementes dessa especiaria, uma das mais antigas da Europa, servem para perfumar receitas com batatas e repolho ou pães.


16. ZIMBRO
Costuma ser usado inteiro em porco, cabrito e carnes de caça, como javali, mas também combina com chucrute, beterraba e marinadas.


17. PIMENTA-DA-JAMAICA
Como o nome sugere, é nativa da América Central e a principal produção vem da Jamaica. É também conhecida como allspice (todas as especiarias, em inglês) por ter sabor ligeiramente picante, como o da canela, do cravo e da noz-moscada. Inteira ou moída, vai muitobem em marinadas, picles e receitas de bolo com mel.

Cuide de Suas roupas de Frio


Malhas de lã ou felpudas devem ser lavadas separadamente em água fria.Não esfregue-as contra o tanque para evitar que as fibras se rompam, o que deixa a roupa com aspecto de mais velha. Não use alvejantes nem torça, prefira apertá-las para retirar o excesso de água e deixe secar sobre uma toalha estendida.

Carpetes de Madeira


Para limpar, use vassoura macia, pano com sabão neutro e termine com pano umedecido em álcool ( quatro tampinhas para um litro de água.) Uma vez por mês, passe querosene diluída em água.

Tirar pó de Livros


Para limpar o pó dos livros, use um pincel grosso como espanador. A sujeira sai com facilidade sem prejudicar a encadernação.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Mármore


O mármore pode ser usado em toda a casa, no piso, em balcões e até nas paredes do banheiro. Ele é disponível em várias cores, com acabamento polido ou não-polido, em várias espessuras e formas. Sem polir, o mármore é muito poroso, mancha fácil e deve ser impermeabilizado com um impermeabilizante comercial - não use verniz ou laca nessa tarefa, pois faz com que o mármore descasque rapidamente. O mármore polido é menos poroso, mas ainda assim pode manchar (um impermeabilizante comercial também é recomendado para esse acabamento).




O chão de mármore fica lindo depois de limpo com um esfregão umedecido em água limpa, uma solução de limpador multiuso em água morna ou uma mistura de 1 xícara de amaciante de roupas e 2 litros de água. A cera líquida auto brilhante dá um acabamento rápido para o mármore. Ocasionalmente você terá que remover a cera acumulada e encerar novamente. Depois de aplicar o removedor de acordo com as recomendações do fabricante, enxágüe o chão completamente e então aplique a cera de novo. Use uma cera líquida auto brilhante à base de água ou cera em pasta. Se usar a cera em pasta, teste em um canto para ver se não desbota o piso. Se você usar uma cera em pasta à base de solvente, encere de novo para retirar a cera velha e renovar o brilho.

Tapetes


O acúmulo de sujeira tira o brilho e beleza dos tapetes, para mantê-los sempre impecáveis, aspire delicadamente ambos os lados, saiba que gordura e pó tendem a deformar a trama. Coloque água em um balde e com um pano úmido, limpe todo o tapete. Enxague o pano no balde, torça e troque a água se necessário.Lembre-se que o pano deve estar quase seco, de forma que nunca chegue a molhar o tapete.Se cair um líquido, absorva o que for possível com uma esponja ou com um pano, sem esfregar, de fora para dentro.Se cair algo sólido, use uma colher ou a face lisa de uma faca para retirar o que puder.Quando a mancha desaparecer, passe uma esponja ou um pano com água e depois enxugue com um pano seco ou um secador de cabelo, em temperatura média.Quando estiver seco, escove suavemente os pêlos da área tratada, para recolocá-los na posição original.Não passe o aspirador de pó com muita força, pois deixa o tapete careca. Guardá-lo dobrado pode deformar e marcar a peça.
Os produtos líquidos para limpeza de tapetes devem ser usados com uma esponja absorvente. Eles são indicados para manchas mais antigas ou difíceis de eliminar.Você pode optar pelos produtos de limpeza a seco, ideais para eliminar manchas recentes. Eles são eficazes contra gordura, óleo, manteiga e molhos sem corantes.Para obter bons resultados, aplique-os até três horas após a produção da mancha.Espere algumas horas e escove o tapete.O uso de capachos nas entradas, embaixo de cadeiras e em elevadores prolonga a vida útil dos tapetes.

Dicas Gerais - Cozinha

Para que o arroz fique soltinho, quando estiver quase seco pingue algumas gotinhas de vinagre e quando seco pingue novamente as gotinhas de vinagre,apague o fogo, deixe descansar dez minutos e sirva.
Para evitar que o arroz guardado umedeça, coloque uma fatia de pão no recipiente utilizado, trocando-a de quando em quando.
Quando usar somente meio abacate e para que a outra metade não escureça polvilhe sobre sua superfície farinha de rosca.
Ao guardar ovos na geladeira evite que os mesmos fiquem próximos de alimentos de cheiro forte, pois por terem a casca porosa absorvem o odor dos mesmos.

Não tempere o bife com o sal antes de fritá-lo pois o sal desidrata a carne fazendo-a perder suas propriedades nutritivas.
Para verificar se a gordura está na temperatura ideal para frituras e só colocar um pedaço de pão amanhecido na frigideira. Se tostar num instante a temperatura está ótima para fritar batatas, bifes e peixes.
Para evitar que o cheiro da fritura se espalhe pela casa e só queimar um pouco de açúcar ou de casca de laranja.
Para que as batatinhas fritas fiquem sequinhas haja da seguinte maneira: depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutos e logo após em água gelada.Escorra-as bem, frite em bastante óleo e coloque-as sobre o papel toalha.
Para tirar a pele do tomate com mais facilidade, faça um corte em cruz na ponta do mesmo. Mergulhe-o em água fervente por 2 minutos.Retire-o e passe-o na água com gelo
Para tirar os bichinhos das verduras (brócolis, couve-flor) lave-as muito bem e mergulhe-as em água com sal, vinagre ou limão durante algum tempo.Verificará que ao despejar a água ela sairá cheia de bichinhos.
Para tirar o gosto de queimado do feijão que grudou na panela, pegue um pouco do feijão e coloque-o no mármore da pia.Coloque em cima dele a panela com o feijão queimado e vá girando em circulo por uns minutos.Transfira o feijão para outra panela e verá que o cheiro e o gosto terão desaparecido.
Se salgar demais um prato coloque ai umas batatas a cozinhar que as mesmas absorverão o excesso de sal.
Para tirar cheiro de peixe das mãos lave-as com água e sal ou vinagre e sal.
Para saber se o ovo está fresco é só mergulha-lo em panela com água fria e salgada. Ele não deve boiar
Para que os olhos não ardam ao descascar cebolas, coloque-as numa vasilha com água gelada por 15 minutos.
Para amolecer a carne, junte um pouco de leite frio e deixe repousar por 30 minutos.
Quando na receita pedir casca de limão ou laranja ralada, rale somente a parte verde ou amarela, pois a parte branca dará sabor amargo.
Antes do preparo de aves, deixe-as pelo menos 1 hora em água com rodelas de limão,vinagre e sal para tirar o cheiro.
Quando quiser soltar o arroz grudado no fundo da panela é só retirar a panela do fogo e colocá-la sobre um pano molhado em água fria.
Para evitar que o alumínio do banho-maria escureça é só colocar rodelas de limão.
Para o leite não grudar no fundo da panela, ferva-o numa vasilha molhada.
Para amolecer a carne dura, junte algumas gotas de calda de abacaxi.,ou se tiver leite de mamão verde..
Para melhorar o sabor do óleo mergulhe nele algumas azeitonas. Após alguns dias o gosto delas passará para o óleo.
Para tirar o cheiro dos legumes e verduras ao serem cozidos, junte uma casca de pão na água que vai cozinhar. Ela absorverá o cheiro.
Quando fizer rocambole não bata muito a massa pois ela se quebrará ao enrolar.
Quando for fritar batatas lave-as inteiras ,seque-as com um pano e só depois corte-as no tamanho desejado.
Para a galinha cozinhar rápido coloque na panela onde for cozinhá-la, um objeto de prata.
Para abrir conchas de mariscos mais facilmente lave-as em água fria, coloque-as em um saco plástico e ponha no congelador por uma hora.
Para descascar ovos cozidos com maior facilidade. mergulhe-os em água fria e quebre-os em volta da casca.Ela sairá facilmente.
Para cortar um bolo muito fresco molhe a faca em água fria.